Gilberto Gil bate um papo com o FCV sobre produção audiovisual

O ícone da MPB e ex-ministro da cultura do Brasil participou da live realizada pelo 27° Festival de Cinema de Vitória, o “Bate-Papo com o Festival”. Confira a entrevista completa na matéria

O 27° Festival de Cinema de Vitória (FCV) convidou Gilberto Gil para uma conversa bem descontraída.

Com a mediação da artista Maíra Freitas, o Bate-Papo com o Festival: Gilberto Gil foi realizado nessa quarta-feira, 28, e transmitido pela rede social do FCV.

O artista que dispensa apresentações, como disse a apresentadora no início da live, falou um pouco sobre alguns momentos da sua carreira, família e do momento que a música vive na era do audiovisual.

A força do impacto que a música causou ao vídeo, com a potencialização das ferramentas de mais fácil acesso na internet e dos smartphones durante os últimos anos, foi destacada pelo entrevistado.

“Agora, então, com as facilidades da internet você tem essa junção de música e imagem e com as possibilidades dos meninos fazerem em casa, com os celulares. Essa junção da música e imagem no videoclipe se torna cada vez mais corriqueira e mais rica em variedade e diversidade, no modo de fazer e da linguagem”, disse Gil.

Fundamental

Na produção audiovisual no Espírito Santo (ES) de, mais ou menos, cinco anos para cá tivemos obras que quebraram as barreiras dos “algoritmo capixabas” e das poucas visualizações nas plataformas digitais de distribuição no estado como um todo.

Trabalhos como “Cherryblossom”, do Solveris, “Disspedidas”, AQD Apresenta – com participação da Budah, os clipes da Incita Records e etc.

E claro, as recentes produções futuristas de VK, Dudu e Morenna.

Artistas que contribuíram para a abertura do mercado interno da música capixaba e também para a ampliação do alcance da nossa música para outros estados.

Foto: Gérard Giaume

E no bate-papo, o entrevistado do FCV confirmou a importância das produções audiovisuais no mundo da arte e dos artistas.

“O videoclipe se tornou, em um determinado momento, uma linguagem indispensável para a ilustração das músicas e para o suporte promocional das canções”, destacou o ex-ministro.

Online e gratuito

O Festival de Cinema de Vitória vai realizar a sua 27° edição em 2020, de 24 a 29 de novembro. As transmissões serão online e gratuita. Clique aqui e a acesse o site do Festival.

Com informações do FCV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.